As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: cachorros Border Collie lideram a lista, como os mais espertos de todos. De acordo com S. Soren, autor do livro 'A inteligência dos cachorros', existem três tipos de inteligências caninas: inteligência adaptativa (capacidade de resolver problemas e aprender); inteligência instintiva   e inteligência de obediência. (De Flickr/Pixel Theif)

Cachorros Border Collie lideram a lista, como os mais espertos de todos. De acordo com S. Soren, autor do livro 'A inteligência dos cachorros', existem três tipos de inteligências

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: Poodle  está em 2º lugar na lista. De acordo com S. Soren, autor do livro 'A inteligência dos cachorros', existem três tipos de inteligências caninas que fazem uns serem mais espertos e aprenderem mais rápido que outros. (De Flickr/Yasuhiko Ito)

Poodle está em 2º lugar na lista. De acordo com S. Soren, autor do livro 'A inteligência dos cachorros', existem três tipos de inteligências caninas que fazem uns serem

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: o Pastor Alemão ficou em 3º lugar, segundo o livro 'A Inteligência dos Cães', escrito pelo psicólogo especializado em cães Stanley Coren. (De Flickr/Lucas Vieira Moreira)

O Pastor Alemão ficou em 3º lugar, segundo o livro 'A Inteligência dos Cães', escrito pelo psicólogo especializado em cães Stanley Coren. (De Flickr/Lucas Vieira Moreira)

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: Golden Retriever está na lista, em 4º lugar. Isto de acordo com o livro 'A Inteligência dos Cães' do psicólogo especializado em cães Stanley Coren. (De Flickr/pwcorgigirl)

Golden Retriever está na lista, em 4º lugar. Isto de acordo com o livro 'A Inteligência dos Cães' do psicólogo especializado em cães Stanley Coren. (De Flickr/pwcorgigirl)

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: Doberman fica em 5º lugar nesta lista. (De Flickr/tinali778)

Doberman fica em 5º lugar nesta lista. (De Flickr/tinali778)

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: Shetland está em 6º lugar nesta lista, segundo o livro 'A Inteligência dos Cães', do psicólogo especializado em cães Stanley Coren. (De Flickr/Shames Privacy)

Shetland está em 6º lugar nesta lista, segundo o livro 'A Inteligência dos Cães', do psicólogo especializado em cães Stanley Coren. (De Flickr/Shames Privacy)

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: Labrador Retriever ficou em 7º lugar na lista, de acordo com o psicólogo especializado em cães Stanley Coren, autor do livro 'A Inteligência dos Cães'. (De Flickr/emildom75)

Labrador Retriever ficou em 7º lugar na lista, de acordo com o psicólogo especializado em cães Stanley Coren, autor do livro 'A Inteligência dos Cães'. (De Flickr/emildom75)

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo:   Papillon ficou em 8º lugar na lista, segundo o psicólogo especializado em cães Stanley Coren, autor do livro 'A Inteligência dos Cães'. (De Flickr/kamonegi_jp)

Papillon ficou em 8º lugar na lista, segundo o psicólogo especializado em cães Stanley Coren, autor do livro 'A Inteligência dos Cães'. (De Flickr/kamonegi_jp)

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: Rottweiler está em 9º lugar na lista. Quando se fala em inteligência canina temos que considerar 3 tipos: inteligência adaptativa (capacidade de resolver problemas e aprender);   inteligência instintiva e inteligência de obediência. (De Flickr- /// Gixxie)

Rottweiler está em 9º lugar na lista. Quando se fala em inteligência canina temos que considerar 3 tipos: inteligência adaptativa (capacidade de resolver problemas e aprender); inteligência instintiva e inteligência de obediência. (De Flickr- /// Gixxie)

As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo: Australian Cattle Dog ficou em 10ª lugar.   Estes cachorros necessitam de apenas cinco repetições dos comandos ou menos para entender um novo comando. Eles obedecem ao primeiro comando 95% das vezes ou até mais, segundo S. Soren, autor do livro 'A inteligência dos cachorros'. (De Flickr/kamonegi_jp)

Australian Cattle Dog ficou em 10ª lugar. Estes cachorros necessitam de apenas cinco repetições dos comandos ou menos para entender um novo comando. Eles obedecem ao primeiro comando 95% das vezes ou até mais, segundo S. Soren, autor do livro 'A inteligência dos cachorros'. (De Flickr/kamonegi_jp)

 

Leia também:
Blogs com notícias similares:

Atualizado 23 horas atrás.

Por Portal em Animais desde 29/10/2009

http://petmag.dihitt.com PetMag

Profissionais apaixonados por bichos. Assim é a equipe da PetMag. Nosso maior desafio é unir na medida certa informação e a paixão declarada por pets. Seja você um profissional da área ou um aficionado por animais, a PetMag é o lugar para trocar experiências e atualizar o seu conhecimento. Mais que ter você por aqui só de passagem, queremos que o seu pet faça parte da nossa história. E ela está apenas começando. Seja bem-vindo e boa leitura!

Ranking 1317º

Atualizado 2 horas atrás.

Por Lília em Entretenimento desde 07/05/2008

http://1250.dihitt.com Piletas

O Piletas é um blog tem uma mistura de seriedade,utilidades e humor.

Ranking 491º

Atualizado 3 horas atrás.

Por Cachorrosblogs em Animais desde 10/01/2011

http://cachorrosblogs.dihitt.com CachorrosBlogs

E um espaço para compartilharmos posts, fotos, videos e demais temas ealacionados a este maravilhoso amigo e fiel companheiro.

Ranking 2114º
Sua opinião:
Bom saber que meus dois poodles estão bem cotados no ranking de inteligência canina.Gosto de matar certas curiosidades com as notícias enviadas por vc.Obrigada!!!

Abração!
respondeu em 22/01/2009 12:44
Só não deixa eles saberem se não vai ser aquela festa, hehehehe.Obrigado pelo seu comentário!

Abraço,

Nuzzi.
comentou em 22/01/2009 09:09
Os dois cachorros que mais gostos estão bem na lista das inteligência canina. Eles são o border e o golden.

Valeu a postagem.

Abraços.

Marco.
respondeu em 22/01/2009 12:53
Que bom Marco,

Achei que iria encontrar a raça do meu cachorro,mas ele é muito teimoso, é um Sharpei, hehehe.
respondeu em 10/12/2010 17:47
sua puta
comentou em 22/01/2009 12:40
Ja muitas vezes me deparei com este ranking da inteligência e me perguntei se não baseava também no fenómeno de raças populares.
O certo é que é dificil de defenir a inteligência de um animal, pois alguns são dificeis de treinar, mas extremamente inteligentes na forma que interagem conosco, mostrando sensibilidade e um convivio muito humano.
Outros são fáceis de treinar, mas quando deixados, destroem e deixam as casas dos donos num caos.
Mas quem será o mais inteligente afinal ?

É como os gatos, há quem diga que não são inteligentes. Mas o facto é que na forma rebelde que interagem conosco nota-se mais inteligência do que falta dela, pois conseguem dar a volta aos seus donos para que eles façam e lhes deiam aquilo que eles querem e não o contrário.

respondeu em 22/01/2009 12:56
É verdade, você tem razão.Mesmo não estando no ranking alguns demostram muita inteligência.E por falar em cão, como estão os seus?Sempre que acompanho seus post eles estão presentes, hehehe.

Abraço.
comentou em 22/01/2009 12:56
A minha é meio labrador, pensei que fosse sair na lista também... Tem hora que parece que ela vai falar!
É incrível! Heehe...
respondeu em 22/01/2009 13:22
Acho que isso vai muito do tratamento dispensado ao animal.

Abraço.
comentou em 22/01/2009 13:06
Os meus meninos fizeram-me a partida ontem, pois numa asneira onde um se entalou não sei aonde acabaram por me pregar um susto de morte pois tive de ir a correr para o veterinário com um deles.

Enfim, coisas de quem tem cães novos e vivaços e acaba ficando com mais cabelos brancos.
respondeu em 22/01/2009 13:23
Mas eles estão bem?

Já tive estes problemas também, dá um susto danado, são muitos sapecas, hehehe.
comentou em 22/01/2009 13:13
Aprecio todas as raças mas tenho uma quedinha pelo Pastor Alemão e pelo Cocker e é claro um guapequinha.
Acho que todos tem seu grau de inteligência.
Abraços
respondeu em 22/01/2009 13:25
Raças maravilhosos seu Luiz.O meu que é bagunceiro danado, hehehe.
comentou em 22/01/2009 13:34
Sim, felizmente está a recuperar bem, mas o susto foi valente.
comentou em 22/01/2009 13:37
Minha guapequinha dá de dez a zero em todos esses aí, heheheheehehhehehehhehehehhehe

Mania dessa gente só avaliar cachorro de raça...coloque eles parase virarem na rua e aí a gente conversa.

Hoje to pegando mais um guapequinha de rua completamente subnutrito....
respondeu em 22/01/2009 14:13
kkkkkkkkkk, imagino mesmo, ainda mais agora que deve estar gordinha, hehehehehehe.
respondeu em 10/12/2010 17:46
gordinha sua bunda
comentou em 22/01/2009 14:05
Acho que comparar cães nascido, criados e educados dentro de uma casa, com cães nascidos, criados e educados na rua não tem nada a ver e isso é independente da raça do cão.

Agora é obvio que numa ninhada criada em casa, fazemos tudo para que todos sobrevivam, enquanto na rua sobrevive o mais forte. Portanto também não há comparação.

Também ninguém tem estatisticas das doenças, mortalidade e saúde dos cães de rua ou sequer história da sua familia, logo também não dá para comparar com os cães criados em casa ou sequer comparar com linhas de criação.

Não há comparações possiveis.

Tal como ninguém pode comprar um cão de raça pelo descrito no livro e pensar que é a risca aquilo.

Cada cão é um cão.


respondeu em 22/01/2009 14:14
Com certeza tem algo haver sim
comentou em 22/01/2009 14:22

Claro que tem algo a vêr porque são anos a seleccionar uma raça com um objectivo.

Se aqueles que caçam, pastoreiam, trabalham são aqueles seleccionados para reproduzir, mantemos a sua vertente genética.

Mas não é a risca o que está escrito no livro. Nem todos os Border Collies pastoreiam, nem todos os Rotweillers fazem guarda e nem todos os Perdigueiros caçam.

Cada cão é um cão.

Temos é de ser conscenciosos e se tivermos um cão de raça que tenha defeitos de personalidade como agressão, medroso, barulhento, ... ou, por exemplo, ser um Border Collie e ter um terror de ovelhas, sabermos que esse cão não deve reproduzir, pois estará a destruir a tal selecção genética.






respondeu em 22/01/2009 14:28
Você entende bastante de cães, parabéns!
comentou em 22/01/2009 14:40
Nuzzi, os malucos daqui de casa estão bem cotados...rsrsrs.
O Julyus(poodle) em 2ºlugar, o Faruk e a Laika(pastor) em 3º lugar, estou muito bem acompanhada...rsrs
Sou apaixonada por cães, se fosse possível tinha um canil...rsrs
E a posição do leãozinho?
Adorei seu post.
Bjos
Luka
respondeu em 22/01/2009 15:10
Querida Luka,

Você tem um excelente pódio em casa, hehehehe.Maravilha, cuida bem dos bichinhos, rsrsrs.
comentou em 22/01/2009 15:08
Gosto muito de animais e sempre gostei.

Sou uma apaixonada pelas duas raças que tenho e com quem vivo e trabalho.

Tento aprender sempre mais e estar sempre a adquirir novos conhecimentos, porque conhecer cães é um trabalho de muitos anos e de muitas gerações.

Agora como dona e companheira dos meus cães tenho aprendido muito com eles e a vê-los cada um como um individuo, com as suas caracteristicas e personalidade.

Tenho 3 cães pastores e 3 cães golden. Sempre que posso levo os pastorzinhos ao pastoreio e é giro ver que cada um reage de maneira diferente aqueles seres.

Ainda não tive oportunidade de levar os Goldens a uma iniciação de retrievers (pois só ainda houve 1 em portugal), mas tento sempre que eles socializem o mais possivel, já tendo tido algumas oportunidades de contacto com pessoas deficientes e mais debilitadas.

Agora sim, existem caracteristicas comuns nos goldens, como a adoração por pessoas (há quem diga que até é demais) e a tendencia de retrivar (trazer sempre algo na boca), e a energia inesgotável e vontade de trabalhar dos pastorzinhos.

Mas de resto, é como digo, cada cão é um cão.
respondeu em 22/01/2009 15:13
Isso que é dedicação com os animais.Dou muito valor a pessoa como você, parabéns, mais uma vez, hehehehe.eles devem dar um trabalho danado né, mas ao mesmo tempo é gratificante.
comentou em 22/01/2009 19:02
Não concordo. Cadê o meu Fila. O cachorro mais inteligente do mundo, pra mim isto é cachorrada.
respondeu em 23/01/2009 07:04
Amigo Joselito,

Creio que ainda não é a vez dele, por estar na fila,apreçe ele, hehehehe.

Abraço.
comentou em 22/01/2009 20:29
Incrível, mas isso é que nem filho... Prá mim a mais inteligente é uma boxer que atende pelo nome Kira. O resto é o resto!!!!!
respondeu em 23/01/2009 07:06
Montardo,

É como eu já disse anteriormente, vai mais da criação e o carinhos dispensado ao animal.

Abraço.

comentou em 22/01/2009 20:47
Nuzzi,
A minha pequenina Ninnon está toda feliz por saber que está em segundo lugar (e eu concordo em parte, pois ainda acho que deveria estar em primeiro....rss)Abçs
respondeu em 23/01/2009 07:07
pode ter certeza que ela irá conseguir chegar ser a primeira, hehehe.Obrigado Berenice!

Abraços
comentou em 23/01/2009 09:44
Mais que sacanagem o Cocker Spaniel não estar nessa lista, o bichinho e bastante inteligente tb...


Até mais,
comentou em 23/01/2009 09:50
É mesmo Angelica,

Mas não fique brava, quem sabe em outra pesquisa ele já apareça.Muito obrigado pelo comentário!

Abraço,

Nuzzi.
comentou em 23/01/2009 12:06
A minha é uma pintcher e é super inteligente. Assiste TV conosco, dorme a hora que a gente manda,... só falta falar.
Faz parte da família já!
comentou em 23/01/2009 14:13
Ah Nuzzi!...A minha cachorrinha está na lista sim... É a sétima. =)
comentou em 23/01/2009 23:43
Tenho uma poodle que nasceu treinada, parece que le minha mente, só com o olhar me entende. Abraços Elektra
comentou em 25/01/2009 05:50
Que Graxinhas!!!!

Eu tenho um Pintcher-bull hehehe

Eae vai encarar?
comentou em 26/01/2009 04:13
Eu tenho 2 Poodles em casa e elas são incríveis! Parecem entendero que falamos e "dizem" tudo o que querem!
comentou em 30/01/2009 20:28
Tenho um Poodle, chamado Tux, e uma Fox Paulistinha, que se chama Mel.
Outro dia o Tux traçou uma estratégia engenhosa para roubar um pedaço de pão da Mel.
Resumindo, ele analisou o momento certo e o trajeto ideal para roubar o pedaço de pão sem que ela notasse, no estilo "missão impossível". O impressionante é que ele conseguiu atingir seu objetivo!
Acompanhei tudo, mas infelizmente não tinha uma câmera a mão para registrar o momento.
comentou em 19/04/2011 13:49
preciso de ajuda urgente
comentou em 18/09/2011 09:26
Os caes de uma maneira geral sao muito inteligentes e amigos.A amizade dos animais sao bem sinceras.Ha ao nosso redor pessoas muito sinceras, porem algumas sao muito falsas .Os animais nao sao falsos a amizade deles e carinhosa e sincera.
comentou em 27/09/2011 13:59
Boa tarde

sou novo aqui e gostaria de uma opinião comprei um casal de Rottweiler com 32 dias e gostaria de saber com quanto tempo ja começo a adestra-lo apenas para ser sociavél
Há uma raça que eu gosto mas, não está na lista: salsichinha.
P@r@béns pelo post!
F@voritdo
Deselho-lhe um@ ótim@ noite!!
respondeu em 27/12/2011 01:04
Obrigada Edilene,
Feliz Ano Novo.
Bjs