Uma paciente do Hospital das Clínicas de São Paulo vai lançar um livro escrito com a boca. Eliana Zagui teve paralisia infantil e quase não mexe o corpo. Mesmo assim, ela decidiu contar o que viveu em mais de 35 anos internada.

Eliana teve poliomielite com 1 ano e 9 meses. Desde então, vive em uma cama. Seu cérebro, entretanto, não se acomodou. Ela aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e virou pintora. Tudo isso está no livro “Pulmão de aço – uma vida no maior hospital do Brasil”, que será lançado no dia 10 de abril no Hospital das Clínicas.

Eliana escreveu o livro usando uma caneta amarrada a uma espátula. Primeiro, anotou as memórias em um diário. Depois, passou a usar o computador. Em quase 250 páginas, ela narra as situações divertidas que viveu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC, e os raros momentos que saiu do hospital.

Atualmente, os únicos pacientes com poliomielite que ainda moram no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC são Eliane e Paulo Machado. O instituto foi inaugurado em 1953, quando São Paulo vivia uma epidemia de paralisa infantil. Mais de 120 pacientes chegaram a ficar internados.

Machado é um dos personagens do livro e encara sem amargura as dificuldades. “Não é tão arrasador assim. Existem dificuldades, mas vale a pena a gente compartilhar”, diz ele.

Eliana quer compartilhar as experiências, mas detesta ser considerada modelo de superação. “Não é só porque está em uma cama que você vai ser exemplo para o outro”, afirma. O editor do livro, Eduardo Belo, completa: “A Eliana não gosta de dizer que ela é um exemplo, mas a gente não vê todo dia um caso como o dela.”

Leia também:
Blogs com notícias similares:

Atualizado 4 horas atrás.

Por Brasil em Diversos desde 03/03/2011

http://brasilmetropole.dihitt.com Brasil Metrópole

Brasil Metrópole é uma agência de notícias focada no Sul de Minas Gerais. Com conteúdo dinâmico, imparcial e de qualidade, a proposta empreendedora do Brasil Metrópole é se consolidar no mercado de notícias no Estado de Minas Gerais. E prezando a transparência é que oferecemos nosso trabalho, fruto de uma equipe dedicada, sempre antenada nos principais acontecimentos da Região e do Brasil. O Brasil Metrópole atua também como canal da população: Através de projetos e colunas como o "Alô Prefei

Ranking 22º

Atualizado 13 horas atrás.

Por Jackson em Diversos desde 27/01/2013

http://oparalelodejackson.dihitt.com O Paralelo de Jackson

Política, Polícia, educação, ciência, tecnologia, música, violência, cidades, cotidiano

Ranking 1545º

Atualizado 23 horas atrás.

Por Leo em Diversos desde 17/12/2013

http://pouquinhobrasil.dihitt.com UM POUQUINHO DO BRASIL E DO MUNDO

noticias do brasil e do mundo,otimos textos para ler.

Sua opinião: