Abandono de incapaz é um crime tipificado no art 133 do Código Penal que prevê pena de detenção de 6 meses a 3 anos. Se do abandono resulta lesão corporal de natureza grave a pena é aumentada com reclusão, de 1 a 5 anos.Se resulta a morte pena de reclusão, de 4 a 12 anos.

Trata-se de crime próprio, no sentido de infração que exige qualidades especiais da pessoa que o pratica. No caso, em razão de seus vínculos com a vítima. Assim, a vítima é pessoa que se encontra sob cuidado, guarda, vigilância ou autoridade do sujeito ativo; daquele que, em tais condições, dela se afasta fisicamente, abandonando-a. Comete-se o crime de abandono de incapaz em três situações: Abandono intelectual quando os pais que por qualquer motivo privam o filho de freqüentar a escola, que de acordo com a legislação brasileira, é obrigatório que a criança curse até o ensino fundamental. Abandono moral quando os pais,  independentemente de ter se desincumbido do ônus alimentar, faltaram com o dever de assistência moral aos seus filhos na exata medida em que se fizeram ausentes e, por via de conseqüência, não prestaram a devida assistência afetiva e amorosa durante o desenvolvimento da criança, é aplicado também em relação aos idosos, e o abandono material quando os pais deixarem, sem justa causa, de prover a subsistência do filho incapaz.

Os casos que chegam até a Justiça são investigados e, se for comprovada a ação de abandono, pode ocorrer destituição da guarda, sendo a criança colocada para adoção. No entanto, em todos os casos, a família tem direito à defesa. Alguns casos são de abandono; outros de negligência. Os responsáveis são advertidos pela Justiça e informados que, se persistirem no ato, podem perder a guarda do menor. Em casos extremos, quando comprovada a exposição da criança a riscos, os responsáveis podem ser punidos e até levados à reclusão.

Leia também:
Blogs com notícias similares:

Atualizado 6 minutos atrás.

Por Raphael em Legal desde 31/03/2009

http://jurisprudenciabrasil.dihitt.com Jurisprudência Brasil

A jurisprudência Brasileira, um histórico dos tribunais superiores.

Ranking 594º

Atualizado 23 horas atrás.

Por Rita em Saúde desde 01/07/2013

http://emagrecerumdesafio.dihitt.com Emagrecer: um desafio

Alimentação saudável, atividades físicas, importância das fibras e vitaminas, calçados e roupas adequadas para exercitar-se. A importância de ter orientação de médicos, professores de ginástica.

Ranking 115º
Sua opinião: