Com receitas do papa da culinária italiana Massimo Ferrari e apresentação de Fausto Silva, o livro "Pizza do Faustão", que o Globo Estilo está lançando, traz um pouco de história desse prato tão consumido pelos brasileiros e os 14 mandamentos de uma boa pizza, para além de 51 receitas, com fotos incríveis que mostram o passo a passo de pizzas como Aperitivo, Clássicas, Inventadas, dos Famosos e Doces.

Quem poderia imaginar que essa iguaria – uma mistura de farinha de cereais com água – teve origem cerca de dez mil anos atrás no Oriente Médio e que os fenícios deram uma contribuição fundamental à receita? Criaram a cobertura, que levava carne e cebola – mal sabiam eles que a “redonda” atual passaria a ser feita com dezenas de ingredientes. Mas foi em Nápoles que a pizza se popularizou: era vendida em barracas nas ruas, dobradas ao meio, e até com pinhão como recheio! E foi nesse porto, por intermédio dos espanhóis, que o molho de tomate – ingrediente essencial – desembarcou. Pronto, a receita como é conhecida hoje estava concretizada.

Em Pizza do Faustão, o leitor aprenderá a fazer a massa e o molho de tomate, básicos para que qualquer receita se torne saborosamente gostosa. E um dos 14 mandamentos trata justamente da massa: ela precisa descansar por 10 minutos depois de aberta e por 5 minutos depois de assada – esse é o segredo para que mantenha a sua crocância.

o capítulo pizzas como Aperitivo, uma novidade: pizza de mortadela com geleia de damasco – afinal, a mortadela é um ingrediente bastante popular, que agrada quem prefere um sabor mais acentuado, e a geleia de damasco faz um contraponto, por dar um gosto mais azedinho à receita. Já tradicional A Marguerita aparece em Pizzas Clássicas. Ela ganhou esse nome por causa da rainha Margherita, da Itália, que jamais havia experimentado uma pizza antes e tinha, como era sabido, um exigente paladar. Em pizzas Inventadas, o leitor pode se surpreender com a audácia de Massimo Ferrari ao incluir batata chips e hot dog em uma receita – ele não esqueceu nem mesmo a mostarda! O sabor é inconfundível e certamente vai fazer sucesso entre a garotada.

E se até camarão já é “permitido” em uma pizza – ele pode vir acompanhado de alcachofra –, o que dizer do quindim? Visualmente bastante colorida, a receita leva creme de leite e coco ralado como base para os doces, que devem ir ao forno para ficar corados.

Por favor, aguarde enquanto preparamos sugestões de leitura para você...
Sua opinião:
comentou em 09/08/2012 00:17
Thiago meu amigo valeu as dicas para se fazer Um bela Pizza e então se saborear bem fazendo tbm junto com a receita o cuidado de seguir os segredos disponibilizados quanto a crocância da mesma valeu mesmo ok!
respondeu em 09/08/2012 13:39
Bom dia amigo! agradeço por seu comentário. É bom saber que de alguma forma ajudei você em algo que você gosta ou precisa. Procuro divulgar minhas notícias com algo que possa ajudar.

E adicionei você como amigo. Aceite meu pedido!

Grande abraço!