Por favor, aguarde enquanto preparamos sugestões de leitura para você...
Sua opinião:
Amigo Lison uma verdadeira aula que você nos proporcionou, esses são os verdadeiros donos desta terra e que poucos reconhecem como sendo atribuindo a outras raças, parabéns amigo, por me proporcionar e dividir comigo mais este ensinamento.
Abraços forte
comentou em 27/09/2010 16:20
Lisson que delicia... eu não fazia idéia que os ianomami era uma lenda que se tornou real!
Adorei a aula que acabei de ter....
E olha, sejam ianomami ou não o que importa é que alguém se preocupou com este povo!
Beijo no coração
comentou em 27/09/2010 17:13
Lison, meu querido!
Muito bacana a história dos Ianomamis! Esse povo tem uma cultura própria riquíssima e, sendo lenda a sua origem ou não, o que importa é que desenvolveram-se e conquistaram (a árduas penas) o seu espaço.
Parabéns por essa excelente matéria!
Grande beijo,
Jackie
comentou em 27/09/2010 17:29
Olá Amigo Lison!

Estudos são forma de conhecimentos que esclarecem nossas idéias e iluminam nossos pensamentos mas sempre nestes ficam muita dor e sofrimento de um povo que é melhor crer que são lendas. Obrigada amigo por mais este estudo dos Ianomamis!

Um abraço,
"Todo o conhecimento é Luz que INspira a Alma" -*Vera Luz*-
comentou em 27/09/2010 19:18
Caro Amigo Lison
Através da sua total dedicação em nos trazer sempre novos conhecimentos!
Maravilha...]
Mais uma descoberta de uma cultura que adquiro em cada texto que você nos compartilha.
Grande abraço amigo
Alba
Lison que legal, saber de um tribo que era por mim desconhecido, não tinha idéia que houve toda essa história. Algo de luta por território e tudo o mais. São origens como estas que me deixam mais encantada com a história brasileira!!
Beijos e uma ótima semana Lison!!
comentou em 27/09/2010 21:49
Olá Lison,
excelente texto sobre os índios ianomami.
Aborda a parte histórica, costumes e também a lenda da própria tribo.
as lendas indígenas são sempre envolvidas em mistérios que unem terra céu e mar; nesses três itens da natureza eles conseguem explicações para suas origens.
Obrigada por compartilhar.
Abraços.
Sonia Costa
comentou em 28/09/2010 03:35
Olá Lison:

Olá Lison, informação boa é isso aí.

Eu não sabia que na Venezuela tinha mais indígenas que aqui no Brasil, muito menos que somando os dois lados chegavam a quase trinta mil, uma das únicas que não foram dizimadas pela civilização e que pode manter suas tradições, como foi a cultura afro na Bahia, um grande patrimônio da humanidade, apesar de pouco falado.

Eu ainda quero encontrar um dicionário de tupi-guarany, uma língua que eu costumava traduzir aos dez anos, mas era um tradução livre, hoje eu ainda sonho em conferir algumas palavras.

ABS
comentou em 28/09/2010 13:32
Grande Lison, me responda, afinal você ja conversou cara a cara com um ianomani? Ou a história da mula sem sabeça tem cabeça?
comentou em 24/10/2010 10:56
Muito interessante as informações e o que os pesquisadores já identificaram sobre o povo Ianomani. Pode ser que a gente nunca saiba ao certo a origem deles, mas originalmente parte de nossa cultura pois lutaram e ainda trabalham muito para permanescerem como um dos povos que formam a nossa identidade. Beijos, B.B.