ANIMAIS LIMPOS E IMUNDOS

 

Deus sempre zelou do Seu povo, sempre quis o melhor para o Seu povo, sempre cuidou da saúde do Seu povo. Não permitiu que Seu povo se contaminasse com todos os tipos de carne. Logo Deus providenciou a separação dos animais que podiam e dos que não podiam ser usados na alimentação.

Seria irônico dizer que as carnes de paca, porco, anta, peixe pintado (que não tem escamas)... não tem bom sabor. Porém, mais importante do que comer aquilo do qual Deus disse: Não comas, é exatamente fazer a vontade de Deus, é obedecer e não questionar, se levantar contra Deus perguntando: Por que não posso comer?

Todos dizem ao orar o Pai Nosso: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu (Mat. 6:10), mas na prática nem todos aceitam obedecer a Deus.

É comum as pessoas dizerem que isso é lei de Moisés, sendo mais uma desculpa para não obedecerem a Deus ou simples falta de conhecimento. Quinhentos a seiscentos anos antes de Moisés Deus disse a Noé: de todo animal limpo tomarás para ti sete macho e sua fêmea, mas dos animais que não são limpos tomarás dois macho e sua fêmea (Gen. 7 e 8). Deus deixou claro que já existiam os animais limpos e os imundos.

Dizer que a doutrina da abstinência é lei de Moisés é negar a Deus. Seria mais fácil dizer que é lei de Noé, porque veio primeiro a Noé a ordem de não comer carnes de animais imundos, porém a ordem veio de Deus e não do homem.

Deus não aceitou que fossem oferecidos animais imundos a Ele (Gen. 8:20). Deus ainda recomenda: Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo e não contaminareis as vossas almas por nenhum réptil que se arrasta sobre a terra (Lev.11:44).

 

1- Deus separou os animais que serviriam de alimento e pediu a Seu servo que falasse ao povo. Que palavras foram dirigidas a esse povo antes de receber a lista com os nomes dos animais que poderiam e que não poderiam comer?

R: Deut. 14:2

És povo santo ao Senhor, o Senhor vos escolheu entre todos os povos. És povo próprio do Senhor.

Sendo assim, se houver outro povo, que come de tudo, esse não é um povo escolhido por Deus, porque ao povo escolhido Deus disse: nenhuma abominação comereis (v. 3).

 

2- Que animais compõem a lista dos animais limpos e imundos?

R: Deut. 14: 4-20 / Lev. 11:3-8

Deus separou um povo entre todos os povos da terra, e a este povo Deus disse: São estes os animais que comereis: o boi, a ovelha, a cabra, a gazela, a corça, a cabra montês, o antílope, o búfalo e o gama. Todo animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que remói, entre os animais, isso comereis.

Pra não deixar dúvidas Deus esclarece sobre os que somente remoem, mas não tem unhas fendidas ou vice-versa: o camelo, a lebre, o coelho imundos vos serás porque remoem mas não tem unhas fendidas. O porco porque tem unhas fendidas, mas não remói, imundo vos será, não comereis da carne deste e não tocareis no seu cadáver.

Então, o povo santo, separado por Deus está autorizado a comer de todos os animais que tenham unha dividida  e que remói.

 

3- O que mais fazia o povo que não aceitou as recomendações do Senhor, que posição eles buscavam na sociedade e o que eles representam para Deus?

R: Isaias 65:4-5

Além de comer carne de porco, sentam-se nas sepulturas, outros se isolam durante a noite, outros se servem em seus pratos coisas abomináveis e na sociedade se julgam mais santos. Em alguns casos proíbem os jovens namorar e casar com pessoas de denominações que defendem e pregam os dez mandamentos. Mas estes são como uma fumaça nas narinas de Deus, como fogo que arde todos os dias (v. 5).

Paulo diz que somente os infiéis comem de tudo (I cor. 10:27). Ele deixa claro que você não é obrigado a aceitar o convite de um infiel para almoçar na casa dele. Paulo diz: “Se quiserdes ir, comei de tudo, mas se alguém te avisar: ‘isso foi sacrificado a ídolos’, não coma (v. 20). Não vos deixe enganar por doutrinas estranhas, bom é que o coração se fortifique com a graça e não com alimentos que não trazem proveito nenhum aos que com eles se preocupam (Heb. 13:9). Até porque os que comem coisas abomináveis ficarão de fora e não entrarão no reino de Deus (Apoc. 21:8). Por isso, Paulo fala: “Amados, purificai-vos de toda a imundícia da carne” (II Cor. 7:1).

Mesmo assim existem aqueles que dizem: eu como porque um anjo mandou Pedro matar os animais imundos e comer (Atos 10:13). O que estes não ensinam é o que Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum ou imunda (v. 14). O anjo respondeu e é verdade: Não faças tu comum ou imundo aquilo que Deus purificou (v. 15). Mas no v. 28 Pedro já tinha entendido que o anjo falava do homem, que mesmo sendo um gentio, Pedro deveria ensinar a amá-los.  E até o v. 48 Pedro fez exatamente o que o anjo pediu. No v. 28 Pedro fala aos convidados de Cornélio: Varões galileus, vós bem sabeis que não é lícito um varão judeu se ajuntar ou se chegar a estrangeiro, mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chameis comum ou imundo. Logo, Pedro entendeu a visão. E até hoje existem aqueles que estão se lambuzando na imundícia, se desculpando com a visão de Pedro. O que seria do homem se Jesus tivesse purificado o porco e não o homem?

Mas dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor, que Deus veio salvar o homem que se havia perdido (Luc. 19:10 / Mat. 18:11 / Mat. 1:21) e não salvar os porcos (Mat. 8:31-32).

 

4- Até quando esse povo vai insistir em desobedecer a Deus comendo entre outras abominações a carne do porco?

R: Isaias 66:15-17

Até a vinda de Jesus, porque o texto deixa claro: “O Senhor virá em fogo, vai tornar a Sua ira em furor e vai repreender com chamas de fogo, e com fogo e com a Sua espada entrará o Senhor em juízo, e serão multiplicados os mortos do Senhor. O v. 4 diz que são inimigos do Senhor e o v. 17 diz que são os que comem carne de porco e abominações e rato, juntamente serão consumidos. De maneira nenhuma podemos afirmar que isso é de Moisés, porque o profeta Isaias completa: Diz o Senhor.

 

5- Quais foram as recomendações do apóstolo Paulo a igreja de Corinto em relação as coisas imundas?

R: II Cor. 6:17-18 / Lev. 11:26

Sai do meio deles e não tocar nada imundo e eu vos receberei. E eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso. Entendemos ai que o profeta Isaias e o apóstolo Paulo, mesmo vivendo em tempos diferentes e distantes um do outro, andavam no mesmo caminho, no caminho do Senhor.

 

6- Quem são os inimigos da cruz de Cristo, ou seja, do evangelho de Jesus?

R: Fil. 3:18-19

A perdição é o fim dos inimigos de Cristo, porque o Deus deles é o ventre, mas por fim serão envergonhados, porque o profeta Zacarias (9:4-7) diz que eles serão despojados, destruídos e consumidos pelo fogo. O v. 7 diz: da sua boca tirarei o sangue (para se cumprir o que Deus disse em Lev. 17:11) e dentre os seus dentes as abominações (para se cumprir o que Deus disse através do profeta Isaias 66:17, que diz: os que comem carne de porco e rato serão consumidos, diz o Senhor).

 

7- Por que esse povo insiste em comer as carnes imundas?

R: Ez. 22:26

Deus fala que os sacerdotes desse povo transgridem a Sua Lei, profanam as Suas coisas santas e não fazem diferença entre o santo e o profano e ano discernem o imundo do puro e assim sou profanado no meio deles. Por esta razão este povo mal dirigido continua comendo coisas imundas e se contaminando, contrariando a vontade de Deus.

 

8- Quem desejou os porcos no Novo Testamento?

R: Mat. 8:31

Os demônios não ousariam pedir permissão a Jesus para entrarem em ovelhas ou gado. Não devemos acreditar que foi apenas coincidência. Coisa imunda era tudo que os demônios queriam ao sair dos homens que Jesus libertou.

 

9- Que recomendação fez o anjo do Senhor a mulher de Manoá?

R: Juizes 13:2-4, 7

Não bebas vinho, nem bebidas fortes, nem comas coisas imundas. Essas recomendações para a mulher de Manoá foi para que ela respeitasse o menino que veio para fazer a vontade de Deus e não podia ser contaminado porque ele seria nazireu de Deus, ou seja, até a sua morte estaria a disposição de Deus (v. 7). Ao contrário de alguns que dizem ser profetas e se alimentam de todos os tipos de imundícia.

 Quem do imundo tirará o puro? Ninguém (Jó 14:4).

Por favor, aguarde enquanto preparamos sugestões de leitura para você...

Blogs com notícias similares:

Atualizado 7 horas atrás.

Por Marcos em Entretenimento desde 26/06/2014

http://sempreatualizados.dihitt.com Sempre Atualizados

Noticias do Mundo Novidades na vida dos Famosos Cultura Esporte Lazer Dicas.

Atualizado 6 horas atrás.

Por Luiz em Curiosidades desde 09/03/2014

http://curiomais.dihitt.com CurioMais

O blog dos Curiosos

Atualizado 4 horas atrás.

Por Dygnim em Tecnologia & Ciência desde 05/11/2012

http://cienciaonline.dihitt.com Ciência Online

Ciência Online é uma fonte de artigos e notícias sobre ciência, saúde e tecnologia, altamente acessível para pessoas que são curiosas acerca das suas mentes, corpos e mundo circundante. Neste site exploramos as ultimas descobertas científicas e analisamos tópicos que afetam a vida das pessoas em múltiplos sentidos.

Ranking 48º
Sua opinião: