O ramadã tem este nome devido sua celebração ocorrer sempre no nono mês do calendário islâmico. Isso, porque os mulçumanos acreditam que foi neste mês, que Alá iniciou a revelar, sua palavra, do alcorão, ao profeta Maomé.

Todos os jovens quando atingem a puberdade, devem jejuar, e o primeiro jejum de uma pessoa desta comunidade, é algo para celebração e festa. As grávidas, lactantes, as que estão no período menstrual, crianças, idosos e aqueles que estiverem doente, são dispensados de praticarem o ramadã.

Quanto ao inicio e termino do jejum, são definidos de acordo com a posição da lua, pois o calendário islâmico é lunar, isso significa, que a cada ano esta data muda. O que nunca muda, é motivação do ramadã.

Para o povo mulçumano, isto não significa simplesmente abster-se dos alimentos e outras práticas; é um período para ler mais o alcorão, ir alem das cinco orações diárias e de fazer uma oração chamada taraweeh (significa -oração noturna).

O jejum é feito entre o nascer e o por do sol. Logo quando inicia o dia é realizado o suhoor, isso é uma refeição servida ainda pela madrugada, e deve terminar com o iftar, a refeição que quebra o jejum do dia. É um momento de celebração com a família e os amigos.

Atualmente pessoas de outras religiões podem ser convidadas para o iftar e alguns cristãos oferecem o mesmo a amigos mulçumanos.

Se alguém comer, beber ou tiver relações sexuais durante este período, deverá alimentar 60 pobres  ou jejuar 60 dias. Nos países onde o islamismo não é predominante, como é o caso do Brasil, praticar o ramadã se torna um desafio maior, pois é preciso se adaptar ao ritmo da sociedade. Alem disso, os mulçumanos sentem falta do clima festivo, das luzes e dos enfeites, já que é um clima semelhante à época do natal para nós. Nos lugares onde é dado ênfase a esta festividade, os dias do eid ul-fitr são considerados feriados.
Por favor, aguarde enquanto preparamos sugestões de leitura para você...

Blogs com notícias similares:

Atualizado 9 horas atrás.

Por Maria em Auto-ajuda desde 02/12/2013

http://porquejesusteamablogspotcombr.dihitt.com Porque Jesus te ama ?

O blog Porque Jesus te ama fala sobre Jesus e da importância de nos parecermos com ELE.

Atualizado 1 dia atrás.

Por Natanael em Religião desde 14/02/2014

http://wwwcoracaonapalavra.dihitt.com Página Coração na Palavra

A Página Coração na Palavra tem o objetivo de levar as pessoas a terem mais contato com Deus e com a Sua Santa Palavra. Aquilo que mais desejamos é que o mundo conheça a Verdade de Deus que pode ser refletida em tudo fazemos e pensamos.

Atualizado 10 dias atrás.

Por Eliza em Estilo de Vida desde 10/11/2012

http://blogseacao.dihitt.com Blogs em ação!

A comunidade vai tratar de diversos assuntos específicos e relacionados a temas de vários blogs!

Ranking 64º
Sua opinião:
comentou em 30/07/2014 07:57
afff nada ve nao entendi nada dessa merda kkk
respondeu em 09/08/2014 16:45
A "me*da" do nível cultural, de muitos brasileiros, é que precisa tomar um banho de civilização. Por favor! Leia um pouco de História, Português, assista a TV Justiça, tenha temor ao criador do universo e daqui um ano volte a comentar. Desejo sorte! Sua alma vale mais do que todo ouro da terra, para Deus. Cuide dela!