O ramadã tem este nome devido sua celebração ocorrer sempre no nono mês do calendário islâmico. Isso, porque os mulçumanos acreditam que foi neste mês, que Alá iniciou a revelar, sua palavra, do alcorão, ao profeta Maomé.

Todos os jovens quando atingem a puberdade, devem jejuar, e o primeiro jejum de uma pessoa desta comunidade, é algo para celebração e festa. As grávidas, lactantes, as que estão no período menstrual, crianças, idosos e aqueles que estiverem doente, são dispensados de praticarem o ramadã.

Quanto ao inicio e termino do jejum, são definidos de acordo com a posição da lua, pois o calendário islâmico é lunar, isso significa, que a cada ano esta data muda. O que nunca muda, é motivação do ramadã.

Para o povo mulçumano, isto não significa simplesmente abster-se dos alimentos e outras práticas; é um período para ler mais o alcorão, ir alem das cinco orações diárias e de fazer uma oração chamada taraweeh (significa -oração noturna).

O jejum é feito entre o nascer e o por do sol. Logo quando inicia o dia é realizado o suhoor, isso é uma refeição servida ainda pela madrugada, e deve terminar com o iftar, a refeição que quebra o jejum do dia. É um momento de celebração com a família e os amigos.

Atualmente pessoas de outras religiões podem ser convidadas para o iftar e alguns cristãos oferecem o mesmo a amigos mulçumanos.

Se alguém comer, beber ou tiver relações sexuais durante este período, deverá alimentar 60 pobres  ou jejuar 60 dias. Nos países onde o islamismo não é predominante, como é o caso do Brasil, praticar o ramadã se torna um desafio maior, pois é preciso se adaptar ao ritmo da sociedade. Alem disso, os mulçumanos sentem falta do clima festivo, das luzes e dos enfeites, já que é um clima semelhante à época do natal para nós. Nos lugares onde é dado ênfase a esta festividade, os dias do eid ul-fitr são considerados feriados.
Por favor, aguarde enquanto preparamos sugestões de leitura para você...

Blogs com notícias similares:

Atualizado 5 horas atrás.

Por Jorge em Entretenimento desde 02/07/2010

http://purgly.dihitt.com Purgly

O surgimento da vontade de compartilhar na Internet

Ranking 3651º

Atualizado 21 minutos atrás.

Por Maria em Auto-ajuda desde 02/12/2013

http://porquejesusteamablogspotcombr.dihitt.com Porque Jesus te ama ?

O blog Porque Jesus te ama fala sobre Jesus e da importância de nos parecermos com ELE.

Atualizado 5 horas atrás.

Por Alinejunior em Diversos desde 25/01/2013

http://httpwwwdihittcombralinejunior.dihitt.com Jual Fique Por Dentro de Tudo

Em nosso blog você vai encontrar curiosidades, lições de vida, notícias sobre temas importantes como o meio ambiente, saúde, serviços, entre outros assuntos interessantes. Além de fatos engraçados para divertir e temas específicos como filmes, séries e animes. Acesse e fique por dentro de tudo.

Ranking 1426º
Sua opinião: