O ramadã tem este nome devido sua celebração ocorrer sempre no nono mês do calendário islâmico. Isso, porque os mulçumanos acreditam que foi neste mês, que Alá iniciou a revelar, sua palavra, do alcorão, ao profeta Maomé.

Todos os jovens quando atingem a puberdade, devem jejuar, e o primeiro jejum de uma pessoa desta comunidade, é algo para celebração e festa. As grávidas, lactantes, as que estão no período menstrual, crianças, idosos e aqueles que estiverem doente, são dispensados de praticarem o ramadã.

Quanto ao inicio e termino do jejum, são definidos de acordo com a posição da lua, pois o calendário islâmico é lunar, isso significa, que a cada ano esta data muda. O que nunca muda, é motivação do ramadã.

Para o povo mulçumano, isto não significa simplesmente abster-se dos alimentos e outras práticas; é um período para ler mais o alcorão, ir alem das cinco orações diárias e de fazer uma oração chamada taraweeh (significa -oração noturna).

O jejum é feito entre o nascer e o por do sol. Logo quando inicia o dia é realizado o suhoor, isso é uma refeição servida ainda pela madrugada, e deve terminar com o iftar, a refeição que quebra o jejum do dia. É um momento de celebração com a família e os amigos.

Atualmente pessoas de outras religiões podem ser convidadas para o iftar e alguns cristãos oferecem o mesmo a amigos mulçumanos.

Se alguém comer, beber ou tiver relações sexuais durante este período, deverá alimentar 60 pobres  ou jejuar 60 dias. Nos países onde o islamismo não é predominante, como é o caso do Brasil, praticar o ramadã se torna um desafio maior, pois é preciso se adaptar ao ritmo da sociedade. Alem disso, os mulçumanos sentem falta do clima festivo, das luzes e dos enfeites, já que é um clima semelhante à época do natal para nós. Nos lugares onde é dado ênfase a esta festividade, os dias do eid ul-fitr são considerados feriados.
Leia também:
Blogs com notícias similares:

Atualizado 2 dias atrás.

Por Elaine em Utilidade Pública desde 11/03/2008

http://alunadearquivo.dihitt.com Aluna de Arquivo

Olá Arquivistas, Alunas e Alunos de Arquivo! :) Dedico este espaço para todos os meus colegas de profissão. Um lugar onde podemos nos encontrar, trocar idéias, informações, dicas, vagas e muito mais. Saudações Arquivísticas! “Somos arquivistas, não somos homens do passado. Nós temos a responsabilidade da memória comum dos homens e uma responsabilidade na construção do futuro. Estamos a serviço da vida, somos responsáveis por uma memória ativa que é, antes de tudo, um instrumento de tra

Ranking 437º

Atualizado aproximadamente 18 horas atrás.

Por Rodrigo em Internet desde 02/12/2007

http://452.dihitt.com Peabirus

O PEABIRUS é uma plataforma que proporciona uma experiência única em termos de REDE SOCIAL, pois conecta pessoas, empresas e instituições para realizar negócios setorialmente. É totalmente gratuito e permite que seus usuários criem seus perfis pessoais, suas comunidades virtuais e suas redes setoriais.

Ranking 254º

Atualizado 4 dias atrás.

Por Philipe em Diversos desde 02/12/2007

http://516.dihitt.com Mundo Gump

Um blog dedicado aos fatos extraordinários da vida. Sem esquecer os ordinários.

Ranking 463º
Sua opinião:
comentou em 30/07/2014 07:57
afff nada ve nao entendi nada dessa merda kkk
respondeu em 09/08/2014 16:45
A "me*da" do nível cultural, de muitos brasileiros, é que precisa tomar um banho de civilização. Por favor! Leia um pouco de História, Português, assista a TV Justiça, tenha temor ao criador do universo e daqui um ano volte a comentar. Desejo sorte! Sua alma vale mais do que todo ouro da terra, para Deus. Cuide dela!