Importância e funções da água

A água é a molécula mais importante do corpo humano, predomina em abundância no nosso organismo. Uma pessoa adulta possui no seu corpo um percentual de 60% a 75% de água. A quantidade de água no organismo humano varia em função da idade, do sexo e da quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui.


À medida que o ser humano envelhece, a porcentagem de peso corporal total representada pela água diminui gradualmente. Já em crianças recém-nascidas, a água constitui aproximadamente 72% do peso corporal. Enfatiza-se que as mulheres, em geral, têm menos água total no organismo devido à maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo.
A água exerce, no organismo, diversas funções essenciais. Age como principal solvente do organismo e de toda matéria viva, permitindo e possibilitando a ocorrência das reações químicas. A despeito de ser essencial à vida tem importante participação nos processos fisiológicos e de transporte de substâncias, desde a digestão até a absorção e excreção.


Por meio da água, os nutrientes, as moléculas e as demais substâncias orgânicas são transportadas pelo corpo. A água auxilia na regulação do equilíbrio térmico, ou seja, na manutenção da temperatura corporal. Graças a ela, o nosso intestino e o nosso sistema circulatório funcionam. Além disso a água estimula e faz funcionar os rins, eliminando as toxinas pelas vias urinárias. A pele adquire um aspecto saudável quando ingerimos água regularmente. Tem ainda a função de lubrificar a mastigação, deglutição, excreção e auxiliar as articulações.


Quando deixamos de ingerir água, o organismo entra em processo de desidratação. A desidratação ocorre quando a eliminação de água do corpo é maior que a sua ingestão. Normalmente, a insuficiência de água faz com que a concentração de sódio no sangue aumente. Diversas são as causas da desidratação: dentre elas o vômito, a diarréia, o uso de diuréticos, o calor excessivo, a febre e a redução da ingestão de água por qualquer razão. O diabetes pode, também, provocar a perda excessiva de água. Quando a quantidade de água ingerida não consegue compensar a perda, a desidratação torna-se efetiva e mais grave. A desidratação diminui a sudorese e a quantidade de urina.


Fique de olho na urina para saber se você está hidratado ou não. Se a urina estiver clara, é porque está tudo bem. Entretanto, se estiver com aspecto escuro, seu organismo está clamando por mais líquidos.
A carência de água no organismo, dentre outras manifestações negativas, deixa a boca seca, os lábios rachados, uma sensação de letargia, confusão mental e ocorre diminuição da produção de urina. Esses são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano, reduzem os níveis de importantes minerais, como cloreto de sódio, sais de potássio, etc. Os eletrólitos também ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica.


Podem acontecer problemas cardiológicos, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízos gerais para o organismo.


A água pura, na realidade, é a melhor forma de manter o organismo hidratado. No entanto, água de coco, leite, frutas e sucos possuem água e ela ainda pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de líquidos.


O corpo humano não funciona como uma caixa d`água, ou seja, não consegue estocar a água que se consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Reduzindo-se os níveis de água no organismo, ele passa a trabalhar com menor intensidade, visando poupar líquidos e prevenir a desidratação.
O organismo humano possui diversos mecanismos de defesa. A hipófise, localizada no cérebro, ao sentir a insuficiência de água secreta o hormônio antidiurético no sangue, que, por sua vez, estimula os rins a reter o máximo viável de água. Assim, recomenda-se a ingestão diária, no mínimo, de 2 litros de água. Como já foi dito, água é fonte da vida. Carregue consigo, sempre que possível, todos os dias, uma garrafa de água
.

Leia também:
Blogs com notícias similares:

Atualizado 6 horas atrás.

Por Segurança em Saúde desde 20/01/2014

http://segurancadotrabalhoorg.dihitt.com Segurança do Trabalho

Espaço destinado a Segurança do Trabalho e seus aspectos.

Atualizado 14 horas atrás.

Por Rodrigo em Internet desde 02/12/2007

http://452.dihitt.com Peabirus

O PEABIRUS é uma plataforma que proporciona uma experiência única em termos de REDE SOCIAL, pois conecta pessoas, empresas e instituições para realizar negócios setorialmente. É totalmente gratuito e permite que seus usuários criem seus perfis pessoais, suas comunidades virtuais e suas redes setoriais.

Ranking 454º

Atualizado 11 horas atrás.

Por Webmaster em Mulher desde 07/10/2014

http://otimadieta.dihitt.com OtimaDieta

As melhores dicas sobre dieta, saude, regime, emagrecer, cirurgia, remedio, celulite, estria, cabelo, etc

Sua opinião:
comentou em 02/09/2014 19:42
adorei o texto e grande mas e muito bom